Qualificação de Cavernas para Uso Educacional e Divulgação Científica: uma Proposta Metodológica


Autoria

  • Daniel De Stefano Menin
  • Denise de La Corte Bacci
Data de publicação  10/2/2023
Idioma  Português
Editor  Geoheritage
Coleção  Artigos
DOI  https://doi.org/10.1007/s12371-023-00789-x

Considerando o crescente debate sobre questões relacionadas à conservação do geopatrimônio mundial, e com o entendimento de que é urgente a disponibilização de um mecanismo de qualificação de cavernas para uso educacional e divulgação científica, este artigo propõe um novo método de qualificação e os resultados da sua aplicação nas grutas do Vale do Ribeira. O principal objetivo deste método é subsidiar novas abordagens das geociências no ensino médio e fornecer mais dados para justificar estratégias de conservação do patrimônio espeleológico brasileiro. Em relação à região em estudo, os pesquisadores avaliaram uma das mais ricas províncias espeleológicas do Brasil. O presente estudo descreve como a metodologia foi desenvolvida, considerando um método coletivo e conhecimento local para o processo de avaliação da caverna. Eles discutem a subjetividade do processo e as principais características necessárias para subsidiar estratégias educativas, de divulgação científica e de comunicação sobre cavernas. As conclusões sugerem o uso da metodologia como recurso rápido para estudos preliminares de caracterização e comparação entre cavernas e regiões cársticas.

De Stefano Menin, D., de La Corte Bacci, D. Qualificação de Grutas para Uso Educativo e Divulgação Científica: uma Proposta Metodológica. Geoheritage 15 , 29 (2023).