O Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal – Brasília Ambiental (Ibram), órgão gestor das unidades de conservação (UC) do Distrito Federal, por meio do Termo de Compromisso nº 100.000.001/2013 designou a Votorantim Cimentos S.A. a elaborar o plano de manejo do Monumento Natural do Conjunto Espeleológico do Morro da Pedreira (MNMP).
O plano de manejo foi elaborado pela empresa VM Serviçoes Ambientais e Florestais (Getaf) que foi contratada para consolidar os subprodutos do Diagnóstico Socioambiental iniciado pela Cooperativa de Serviços e Ideias Ambientais (Ecooideia) e elaborar o planejamento com o zoneamento, programas de gestão, monitoramento e avaliação; e o resumo executivo.
O plano de manejo consiste em quatro componentes:
Encarte I – Diagnóstico Socioambiental do Monumento Natural do Conjunto Espeleológico do Morro da Pedreira;
Encarte II – Planejamento do Monumento Natural do Conjunto Espeleológico do Morro da Pedreira;
Encarte III – Resumo Executivo e Minuta de Instrução Normativa do Monumento Natural do Conjunto Espeleológico do Morro da Pedreira;
Encarte IV – Anexos, contendo Relatórios Temáticos, Mapas e Banco de Dados em Metadados, Shapesfiles, e Bases Cartográficas.
O PM estudou 69 cavidades naturais.
Instrução Normativa 16/2020 Aprova o Plano de Manejo do Monumento Natural do Conjunto Espeleológico do Morro da Pedreira, criado pelo Decreto Distrital nº 31.758, de 02 de junho de 2010, cuja poligonal está definida no referido Decreto, correspondente a 90,706 hectares, perímetro de 4.693,90 m e está localizado na Zona de Preservação do Patrimônio Natural – ZPPN, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Cafuringa.