Ante as atuais discussões em torno da necessidade de projetos que promovam a conservação de cavernas brasileiras, este artigo apresenta uma avaliação dos mecanismos de inventário e qualificação de cavernas disponíveis e destaca as adequações necessárias para o uso das informações em projetos educativos e de divulgação científica. Os dados foram levantados por meio de análise documental de 24 estudos produzidos por pesquisadores e instituições de pesquisa, disponíveis em bases de dados nacionais e internacionais. Como parâmetros de análise qualitativa, foram estabelecidas cinco categorias que agruparam os estudos com características similares em: inventários, metodologia de qualificação, técnicas de caracterização e diagnóstico ambiental, teses e publicações técnico-científicas, e outras avaliações sobre o patrimônio espeleológico. Cada estudo foi submetido também a uma análise quantitativa, com a determinação de uma escala numérica representativa da usabilidade para projetos educativos. Os critérios utilizados basearam-se nos conteúdos presentes e nas características de adequação dos estudos para projetos educativos. Os resultados apontam que há grande variação nos dados dos inventários de qualificação, elaborados com base em objetivos específicos. Para o uso educativo e de divulgação científica, o plano de manejo é o que melhor contempla as informações que podem ser utilizadas, mas apresenta ainda uma linguagem técnica e está limitado a algumas regiões. A análise comparativa indicou que, para a elaboração de estratégias pedagógicas e materiais didáticos, é necessária a combinação de informações dos vários mecanismos. Conclui-se pela necessidade de um mecanismo avaliativo que possa responder de forma clara e objetiva às demandas da inserção do tema das cavernas de forma interdisciplinar na educação básica e que possibilite a apropriação dos conhecimentos do patrimônio espeleológico por professores…
Due to the current discussions about the need for projects to promote the conservation of Brazilian caves, this article presents an assessment of the mechanisms available for the inventory and qualification of caves, and highlights the necessary adjustments for the use of such information in educational and scientific dissemination projects. The data were collected through the documentary analysis of 24 studies produced by researchers and institutions, available in national and international databases. As parameters for qualitative analysis, five categories were established that grouped studies with similar characteristics into: inventories, qualification methodology, environmental characterization and diagnosis techniques, theses and technical-scientific publications, and other evaluations of the speleological heritage. Each study was also submitted to a quantitative analysis, with the determination of a numericalscale representing its usability for educational projects. The criteria adopted were based on content and on the studies’ suitability foreducational purposes. The results indicate that there is relevant data variation between the qualification inventories. For educationaluse and scientific dissemination, the management plan is the one that best addresses the information that can be used, but it stillhas technical language and is limited to some regions. The comparative analysis showed that, for the elaboration of pedagogicalstrategies and teaching materials, it is necessary to combine information from different mechanisms. In conclusion, an evaluationmechanism is needed that can respond clearly and objectively to demands for the inclusion of the theme of caves in basic education, in a way that is interdisciplinary and that allows teachers and students to appropriate knowledge of the speleological heritage.
Menin, D. de S. ., & Bacci, D. de L. C. . (2022). Avaliação de inventários e mecanismos de qualificação de cavernas pela perspectiva do uso educativo e da divulgação científica. Geologia USP. Série Científica, 22(3), 3-17. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v22-184311