O estudo possui caráter exploratório acerca da produção histórica brasileira sobre o ensino e a pesquisa da aventura e suas interfaces com outros temas, em seus múltiplos sentidos. Procurou-se verificar a evolução da matéria nos espaços acadêmicos e os processos formativos envolvidos. A aventura foi realizar um amplo mapeamento dos autores e da produção científica sobre o assunto, estabelecendo origens. Para isso, utilizou-se o curriculum Lattes, o diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o WebQualis e o Scielo para reconhecimento dos periódicos e artigos, além de informações sobre congressos e livros relacionados com a aventura e das plataformas Acácia e Árvore da Ciência. Percebeu-se um emaranhado temático com relação à aventura, conectando práticas corporais e práticas socioambientais às diversas dimensões envolvidas: lazer, esporte, turismo, motricidade humana, superação de limites, risco, segurança e contato com a natureza. Observou-se notável crescimento nos espaços de produção e divulgação do conhecimento, com muitos novos grupos de pesquisa, periódicos, congressos e livros. Foi construído um panorama geral que permita uma visualização ampliada dessa densa produção intelectual, mesmo que de forma preliminar e relativa aos primórdios do tema. Possibilitou, ainda, situar a trajetória desse tópico em toda sua diversidade temática, autores em evidência, tendências investigativas, conceitos explorados e indicação de lacunas. Há ainda muitos desafios para o ensino e pesquisa de aventura no Brasil, principalmente em relação à sua construção social e histórica, vislumbradas ao longo dessa caminhada.
A AVENTURA DE ENSINAR E PESQUISAR A AVENTURA NO BRASIL: APONTAMENTOS HISTÓRICOS E PROSPECÇÕES EXPLORATÓRIAS
Autoria
Luiz Afonso Vaz de Figueiredo
Data de publicação
10/7/2023
Idiomas
- Espanhol
- Português
Editor
UNEB
Coleção
Artigos