Resumo
As cavernas sempre despertaram a curiosidade. De ambiente de proteção a pranchas de pintura, são registros concretos da evolução das espécies. Por estas razões, estudos espeleológicos envolvendo questões geomorfológicas, físicas e químicas têm sido desenvolvidos. Porém, apenas nas últimas três décadas estudos sobre a biota associada têm ganhado ênfase. Embora diversificados sejam os estudos referentes a organismos macroscópicos, estes se tornam escassos quando envolvem a microbiota associada, especialmente no caso de cavernas ferruginosas. Diante desta lacuna de conhecimento e considerando que a região do quadrilátero ferrífero apresenta alto potencial minerário e elevada presença de cavernas ferruginosas, nossa equipe tem se dedicado a explorar tais estruturas com o propósito de conhecer a biodiversidade e o potencial biotecnológico deste patrimônio genético. Nossos estudos preliminares e pioneiros revelaram que a biodiversidade microbiana destes ambientes é elevada e diferenciada de outras cavidades. Além disso, sabemos que isolados bacterianos destas cavidades mantidos em laboratório apresentam elevado potencial de aplicação como promotores de crescimento vegetal, na remoção e biotransformação de metais, e até no controle de patógenos e pragas humanas e agrícolas. Com a perspectiva de continuidade, propomos agora avaliar as características genéticas de bactérias cultiváveis previamente isoladas de cavernas ferruginosas dos municípios de Ouro Preto, Ouro Branco, Rio Acima, Moeda, Mariana, Nova Lima e Itabirito. Tais investigações possibilitarão que genes, vias metabólicas e processos celulares identificados possam contribuir para a compreensão deste ecossistema, e atuar como bioprodutos aplicáveis em diferentes setores industriais. Finalmente, tal conhecimento poderá auxiliar no desenvolvimento de planos de manejo e extração minerária, e servirá também de aporte para o desenvolvimento de um material pedagógico de divulgação científica sobre a importância do tema.
Responsável
Nome
Leandro Marcio Moreira
lmmorei@ufop.edu.br
ID currículo Lattes
1607735201703873
Grupo / instituição
Universidade Federal de Ouro Preto
Município(s)
Itabirito/MG, Mariana/MG, Moeda/MG, Nova Lima/MG, Ouro Branco/MG, Ouro Preto/MG, Rio Acima/MG
Objetivo geral
Investigar e divulgar as características e o potencial genético de isolados bacterianos obtidos a partir de cavernas ferruginosas localizadas em sete municípios mineiros inseridos no quadrilátero ferrífero mineiro, por meio de análise genômica estrutural e funcional.
Área de estudo
As amostras estudadas são oriundas de cavernas ferruginosas localizadas em sete municípios de MG. Por serem cavernas ferruginosas apresentam teto e solo compostos por geralmente por canga ou itabirito, são de pequeno porte (A, V, E), e quase sempre localizadas nas bordas de afloramentos ferruginosos
Forma de execução
As bactérias isoladas destas cavidades serão cultivadas em laboratório e terão seus DNA obtidos. O sequenciamento completo destes ácidos nucléicos será determinado e os genes e vias metabólicas associados serão identificados. Estes genomas serão comparados com outros genomas de bactérias de mesma espécie, e genes que possam ser correlacionados a suas adaptações a estes ambientes e que apresentem interesse biotecnológico em diversos setores industriais serão identificados. Todos estes resultados serão adequados a uma linguagem de divulgação científica e socializados em divulgação científica.
Importância
Esta é a primeira vez que estudos de caráter genômico são propostos para bactérias isoladas de cavernas ferruginosas do quadrilátero ferrífero, isso porque nosso laboratório é pioneiro nesta proposta. Todo o conhecimento gerado é passível de reversão direta ou indiretamente á sociedade, seja por meio do desenvolvimento de bioprodutos, pela compreensão sobre a importância destes ecossistemas na manutenção da diversidade biológica, ou mesmo pela fomentação de políticas de manejo e uso destas áreas. Tudo isso acompanhado de um amplo potencial de divulgação científica.
Custo total
R$ 138.500,00
Tempo de execução
4 semestres
Produtos
a)Formar dois alunos em nível de pós-graduação b)Formar dois alunos em nível de graduação (iniciação científica) c)Publicar pelo menos 3 artigos científicos em revistas internacionais especializadas (fatores e impacto acima de 2.0) d)Participar e divulgar o projeto e os resultados em pelo menos dois eventos, nacionais ou internacionais (com vistas a apresentar todo este repertório de conhecimento no 19º congresso internacional de espeleologia a ser realizado em Belo Horizonte) e) Desenvolver o primeiro material de divulgação científica do conhecimento gerado com este estudo