Frente às atuais discussões globais sobre a conservação da diversidade natural, este artigo tem como objetivo relatar experiências na implementação de um projeto educativo que aborda a Espeleologia como tema gerador e suas possibilidades de diálogo com o currículo escolar do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar. O projeto educativo apoia-se nos referenciais teóricos da Geoconservação, da Educação Ambiental e da interdisciplinaridade, baseando-se na própria atividade e participação do sujeito como construtor dos conhecimentos para promover a aprendizagem. Desenvolvido em escolas públicas e particulares, para a faixa etária de 10 a 12 anos, o projeto é composto de duas fases, uma relacionada à formação continuada de professores, que aborda conceitos específicos de espeleologia, e outra na qual os estudantes desenvolvem projetos interdisciplinares relacionados ao tema das cavernas. Os resultados indicam que este projeto educativo sensibilizou os estudantes para a compreensão das diferentes áreas do conhecimento associada à espeleologia, promoveu aprendizagens significativas e contextualizadas e possibilitou o desenvolvimento de projetos interdisciplinares nas escolas, com participação efetiva dos estudantes.
Given the current global discussions on the conservation of natural diversity, this article aims to report experiences in the implementation of an educational project that addresses Speleology as a generating theme and its possibilities of dialogue with the elementary school curriculum inan interdisciplinary perspective. The educational project based on the theoretical references of Geoconservation, Environmental Education, and interdisciplinarity, on the subject’s activity and participation to promote learning. Developed in public and private schools, for the age group from 10 to 12 years old, the project is composed of two phases, one related to the continuing education of teachers, which addresses specific concepts of speleology, and another in which students develop interdisciplinary projects related to the cave theme. The results indicate that this educational project sensitized students to the understanding of the different areas of knowledge associated with speleology, promoted learning meaningful and contextualized and,enabled the development of interdisciplinary projects in schools, with the effective participation of students.
Menin, D., Tognetta, L. R. P., & Bacci, D. de L. C. (2022). As cavernas como tema interdisciplinar no ensino fundamental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(3), 72–91. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13432