A caverna “Toca do Inferno”, localizada no município de Barão de Grajaú, na região leste do estado do Maranhão, representa a maior cavidade natural subterrânea identificada no estado, sendo um importante abrigo para morcegos e demais animais nesta área de cerrado da região. Este estudo objetivou caracterizar e avaliar a vegetação de entorno e sua importância para a sustentabilidade do ecossistema regional. No levantamento fitossociológico foram amostrados 802 indivíduos pertencentes a 66 espécies vegetais formadas basicamente por cerrado arbóreo. Em relação a quiropterofauna, foram identificadas 16 espécies que contribuem consideravelmente com o aporte de nutrientes para a caverna, favorecendo a polinização e disseminação de sementes, que ajuda na manutenção e na regeneração da vegetação. A consulta aos moradores revelou a percepção local em relação à caverna e ao ambiente em geral. A maioria não concebe a caverna como um elemento importante para a região. Ficou evidente a necessidade de atividades relacionadas à educação ambiental para demonstrar a relevância e interação destes elementos.
The cave “Toca do Inferno”, located in the municipality of Barão de Grajaú, east region of state of Maranhão, represents the major natural underground cavity in the state, important shelter for bats and others animals in this region of cerrado vegetation. This study aimed to characterize and to evaluate the surroundin vegetation and its importance to the ecosystem sustainability. A socioenvironmental analysis was developed in communities surrounding the cave. In the phytosociological inventory, 802 individuals, belonging to 66 plant species of arboreous cerrado were sampled. About the bat fauna, 16 species were identified. Besides to aid in pollination and seed dispersion, the bats help in the maintenance and restoration of the cerrado vegetation. The interviews with local dwellers were essential to analyze the perception about the environment and the cave. A greater number of local people does not perceive the cave as an important element to the region. It is clear the necessity of activities related to environmental education to demonstrate the relevance and interaction between these elements.