Caves, Stories, History and Popular Traditions in the Semi-Desert (Sertão) of Bahia, Northeastern Brazil


Autoria

  • Elvis Pereira Barrbosa
  • Luiz Eduardo Panisset Travassos
Data de publicação  1/12/2008
Idioma  Português
Editor  Acta Carsologica
Coleção  Artigos
DOI  https://doi.org/10.3986/ac.v37i2-3.155

A simbiose entre o homem e as cavernas costuma causar uma mistura de fascínio e respeito. Ao olhar para trás na história das civilizações antigas, há referências a essa relação feitas em quase todos os casos. As cavernas foram o primeiro lar dos homens, seus primeiros locais de encontro, abrigos e locais ritualísticos. Hoje em dia, mesmo com o medo da escuridão e de áreas fechadas tão comuns, aquela conexão dos velhos tempos ainda existe. No mundo contemporâneo, alguns lugares ainda mantêm um significado sagrado especial para muitos grupos sociais. Assim, a peregrinação a Meca na Arábia Saudita, ao santuário de Fátima em Portugal, ao rio Ganges na Índia ou à igreja caverna de Bom Jesus da Lapa no interior da Bahia, Brasil, estão intimamente relacionadas quando se trata de cumplicidade espiritual. Esses sites desempenham um papel fundamental como referência coletiva de sacrifício humano em um mundo cada vez mais automatizado, técnico e individualista muito mais do que como defensores da fé religiosa. No Brasil existem muitos locais religiosos importantes. Este artigo menciona importantes locais especificamente da região Nordeste. Os exemplos são o Santuário do Bom Jesus da Lapa, a Gruta do Patamuté, a Gruta dos Brejoes e a Gruta da Milagrosa. Todos esses exemplos mostram claras manifestações de tradições populares e, ano após ano, ilustram os importantes papéis que as cavernas desempenham nas sociedades regionais brasileiras. Este artigo não pretende diminuir os estudos físicos de áreas cársticas, mas sim enfatizar a importância da variável humana, especialmente em países em desenvolvimento, para a relação entre cársico e cavernas na tradição popular,

The symbiosis between man and caves usually causes a mixture of fascination and respect. When looking back at the history of Antique civilizations, there are references to this relationship made in almost all cases. Caves were men’s first home, their first meeting places, shelters, and ritualistic places. Nowadays, even with the fear of darkness and closed areas that is so usual, that old-time connection still exists. In the contemporary world, some places still hold a special sacred meaning to many social groups. Thus, the pilgrimage to Mecca in Saudi Arabia, to the shrine of Fatima in Portugal, to the Ganges River in India or to the cave church of Bom Jesus da Lapa in the interior of Bahia State, Brazil, are closely related when it comes to spiritual complicity. These sites play a key role as a collective reference of human sacrifice in an increasingly automated, technical and individualistic world much more than as strengthers of the religious faith. In Brazil there are many important religious sites. This paper mentions important sites specifically from the northeastern region. The examples are the Sanctuary of Bom Jesus da Lapa, the Cave of Patamuté, the Brejoes Cave, and the Milagrosa Cave. All these examples show clear manifestations of popular traditions and year after year illustrate the important roles that caves play in regional Brazilian societies. This paper is not intended to diminish the physical studies of karst areas but it wants to emphasize the importance of the human variable, especially in developing countries, for the relationship between karst and caves in the popular tradition, transmitted by means of oral stories and folk beliefs goes beyond the scientific advances.

Barrbosa EP, Travassos LEP. Caves, Stories, History and Popular Traditions in the Semi-Desert (Sertão) of Bahia, Northeastern Brazil. AC [Internet]. 2008Dec.1 [cited 2021Aug.21];37(2-3). Available from: https://ojs.zrc-sazu.si/carsologica/article/view/155