Gruta Bonita - Januária - MG / Foto: José Ayrton Labegalini
     
English | Español
 
   
34_CBE

 
página inicial
programação
concurso fotográfico
cursos e excursões

Local do Congresso

LOCAL DO EVENTO

PARQUE METALÚRGICO AUGUSTO BARBOSA

Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto

 

Rua Diogo de Vasconcelos, 328 - Bairro Pilar

 

Criado em 2001 nas instalações do antigo Parque Metalúrgico da UFOP, já sediou inúmeros eventos - feiras, exposições, congressos, simpósios, etc. nacionais e internacionais, sendo uma referência nacional em espaço para tal finalidade.

Os vários setores do local têm estrutura modular, podendo funcionar independentemente ou integrados aos demais. Esta versatilidade permite sediar um único evento em toda a sua extensão ou vários eventos paralelos.

Mais informações: www.centrodeconvencoesufop.com.br

 


CIDADE SEDEE

 

OURO PRETO MGOURO PRETO MG

Ouro Preto, pertencente ao estado de Minas Gerais, localiza-se na Serra do Espinhaço, zona metalúrgica de Minas Gerais, porção sudeste do Quadrilátero Ferrífero. Grande parte está situada em um vale, limitado pelas serras de Ouro Preto ao norte, e Itacolomi, ao sul. Possui uma população total de 69.598 habitantes (IBGE 2010) e uma área de aproximadamente 1245 km² (IBGE 2000).

Ouro Preto foi elevada à categoria de vila, em 1711 com o nome de Vila Rica, a partir da junção de vários arraiais originários das lavras de ouro de aluvião. Tornou-se oficialmente capital da então província das Minas Gerais em 1823, recebendo o título de Imperial Cidade, conferido por Dom Pedro I. Mais tarde, tornou-se capital do estado, até 1897, quando a capital foi transferida para Belo Horizonte. Tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO em 1980, a cidade reúne em suas ruas estreitas de casarios coloniais, igrejas, prédios e espaços públicos o maior conjunto homogêneo de arte barroca do país.

A região é caracterizada por um relevo acidentado com vertentes íngremes e vales encaixados. O patrimônio espeleológico atual encontra-se em diversas litologias, sendo estas rochas carbonáticas, quartzitícas, ferríferas e lateríticas. Assim, a riqueza mineral presente nas rochas promoveu a mineração no período colonial, quando se abriram galerias de forma a perseguir os veios mineralizados de ouro, deixando como herança um patrimônio histórico-cultural: as minas subterrâneas, onde é possível reconstituir cenas dos trabalhos mineiros do século XVIII, caracterizando sítios arqueológicos e geológicos.

Além disso, Ouro Preto é conhecida por ser o berço da espeleologia nacional, com o grupo mais antigo das américas. Ao longo da sua história, a SEE construiu um enorme acervo espeleológico contendo livros sobre espeleologia e ciências afins, cartas em escalas variadas, mapas espeleológicos, geológicos e topográficos das diferentes regiões brasileiras, revistas, anais e outras publicações nacionais e internacionais, acervo iconográfico extenso e diversificado, materiais de grande importância histórica à espeleologia do Brasil. A expectativa é aproximar a espeleologia com a área acadêmica e captar novos sócios uma vez que a região conta com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) possibilitando que estudantes e pesquisadores apresentem seus trabalhos, aumentando a participação e qualidade científica no congresso.

Vários trabalhos espeleológicos já foram desenvolvidos em Ouro Preto e região, onde são encontradas feições cársticas em mármores dolomíticos, como a Gruta da Igrejinha no distrito de Miguel Burnier; em quartizito, a Gruta Kiwa localizada no Parque Estadual do Itacolomi e em outras litologias na área urbana de Ouro Preto.



ACESSO

 

Principais distâncias

Cidade

Km

Belo Horizonte MG

98

Aeroporto da Pampulha  108 
Aeriporto de Confins  141 

Rio de Janeiro RJ

439

São Paulo SP

684

Brasília DF

814

Campinas SP (Sede SBE)

601

 

RODOVIÁRIO:

Linhas regulares de ônibus:Linhas regulares de ônibus:

Rodoviária de Ouro Preto - Fone: (31) 3559-3252

 

LINHAS DIÁRIAS

Origem

Empresa de Ônibus

Telefone

Belo Horizonte MG e Brasília DF

Pássaro Verde

(31) 3073-7575

São Paulo SP e Rio de Janeiro RJ

Viação Util

0800 886 1000

 

 

TRANSPORTE AÉREO:TRANSPORTE AÉREO:

Aeroporto Internacional Tancredo Neves (CONFINS))

Rodovia MG 10, Km 39 - Belo Horizonte MG - (31) 3689-2700Rodovia MG 10, Km 39 - Belo Horizonte MG - (31) 3689-2700

à 141 km de Ouro Preto

 

Aeroporto Carlos Drummont de Andrade (PAMPULHA))

Praça Bagatelle, 204 - Belo Horizonte MG - (31) 3490-2000Praça Bagatelle, 204 - Belo Horizonte MG - (31) 3490-2000

à 108 Km de Ouro Preto

 

 


CLIMA

 


Comissão Organizadora do 34º CBE

  34cbe@cavernas.org.br

 
 
Topo da página