Gruta Bonita - Januária - MG / Foto: José Ayrton Labegalini
     
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31º Congresso Brasileiro de Espeleologia

Espeleodiversidade: Ensino e Conservação

Ponta Grossa PR (UEPG) - 21 a 24 de julho de 2011

31cbe@cavernas.org.br

 
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Submissão de trabalhos encerrada. Em breve divulgaremos a relação dos trabalhos aprovados


NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

(são aceitos resumos expandidos e trabalhos completos)

1. A data limite para a submissão de trabalhos é 03/06/2011 (Prazo para submissão de trabalhos prorrogado para 12/06/2011). Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no Congresso e ter pago a taxa de inscrição antes da submissão do trabalho.

2. Os trabalhos selecionados deverão ser apresentados durante o evento na forma oral (em plenária) ou painel e serão publicados nos anais do Congresso (consulte os Anais CBE online).

3. Eixos temáticos:
- Geoespeleologia;
- Geoturismo em Ambientes Cársticos;
- Espeleologia e Ensino;
- História da Espeleologia e Espeleologia Cultural;
- Bioespeleologia;
- Climatologia de Cavidades Subterrâneas;
- Paleontologia e Arqueologia em ambientes subterrâneos;
- Espeleometria;
– Técnicas de Exploração e Documentação de Cavernas.

4.Comissão de avaliação de trabalhos:
Dr. Ângelo Spoladore (UEL/SBE)
Carlos Eduardo Martins (GPME)
Msc. Cássio Alexandre Silva (UNIMONTES)
Dr. Cesar Ulisses Vieira Veríssimo (UFC/SBE)
Dra. Claudia Inês Parellada (Museu Paranaense)
Daniella Franzóia Moss (GUPE)
Dra. Eleonora Trajano (USP/SBE)
Msc. Elvis Pereira Barbosa (UESC)
Emerson Farias dos Santos (GUPE)
Msc. Flávia Fernanda de Lima (UFPR/GEEP-Açungui)
Dr. Gilson Burigo Guimarães (UEPG)
Dr. Gilson Campos Fereira Cruz (UEPG)
Msc. Gisele Cristina Sessegolo (UFPR/GEEP-Açungui)
Dr. Gustavo Armani (IG-SMA-SP)
Msc. Hamilton dos Reis Sales (GEO)
Msc. Heros Augusto Santos Lobo (IGCE-UNESP/SBE)
Dra. Jasmine Cardozo Moreira (UEPG)
Msc. João Paulo Camargo (CEPolivalente/SBE)
Jonas Eduardo Gallão (UFSCAR)
Msc. José Ayrton Labegalini (EGMS/SBE)
Dr. Juvandi Santos (LABAP/UEPB/SBE)
Dr. Luiz Afonso Vaz de Figueiredo (FSA/LEL-UNESP/SBE)
Dr. Luiz Eduardo Panisset Travassos (PUC-Minas/SBE)
Dr. Marconi Souza-Silva (UNILAVRAS)
Dra. Maria Elina Bichuette (UFSCAR)
Msc. Mario Cezar Lopes (UEPG/SBE)
Dr. Mário Sérgio de Melo (UEPG)
Dr. Paulo César Boggiani (USP/SBE)
Esp. Renê de Souza (GESMAR/SBE)
Msc. Ricardo de Souza Martinelli (UPE/SBE)
Msc. Ricardo Domingues (USP)
Dr. Rodrigo Lopes Ferreira (UFLA)
Esp. Ronaldo Lucrécio Sarmento (GEO/GRUCAV/SBE)
Msc. Rubens Hardt (UNESP/SBE)
Dra. Silvia Méri Carvalho (UEPG/SBE)
Msc. Vitor Moura (GBPE)
Dr. Walter Fagundes Morales (UESC)
Dr. William Sallun Filho (IG-SMA-SP/SBE)

5. Os trabalhos serão avaliados considerando:
a- Originalidade do trabalho e relevância do tema;
b- Pertinência do título e qualidade do resumo e introdução do trabalho;
c- Qualidade da revisão de literatura;
d- Análise de dados e resultados: articulação teórica e metodológica da interpretação;
e- Clareza dos objetivos do trabalho;
f- Conclusões: fundamento, coerência e alcance (caso o trabalho esteja em andamento, este item não será avaliado);
g- Qualidade da redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal);
h- Atendimento da formatação exigida pelo Congresso.

6. Os trabalhos deverão ser encaminhados obrigatóriamente em arquivo Word 97-2003 (.doc) com uma mensagem contendo:
- Título do Trabalho;
- Autores (na ordem de autoria);
- Instituições;
- E-mail de contato (até 3);
- Eixo Temático;
- Nome do autor inscrito no congresso (responsável pela apresentação do trabalho).

7. Somente os 80 primeiros trabalhos aceitos poderão ser apresentados em plenária. Os trabalhos excedentes poderão ser apresentados em forma de painell.

O e-mail para submissão dos trabalhos é:

31cbe-trabalhos@cavernas.org.br


NORMAS PARA REDAÇÃO DOS TRABALHOS

1. O corpo do texto deve ter no mínimo três (3) e no máximo dezoito (18) laudas, sem contar as referências;

2. A fonte utilizada deverá ser ARIAL 12, espaçamento entre linhas de 1,5 (somente no resumo o espaçamento é simples). As margens devem estar ajustadas como segue: Superior: 3,5 cm Inferior: 3,0 cm Direita: 3,0 cm Esquerda: 3,5 cm. O título do trabalho deve estar centralizado, caixa alta e em negrito;

3.Não deverá ser colocado no corpo do trabalho o nome dos autores e instituições, para que ocorra uma avaliação cega, estes dados devem estar no corpo do email de envio do trabalho;

4. O artigo deve conter os seguintes itens (numerados a partir da introdução): 
- Resumo
- Abstract
- Palavras chaves
- Introdução
- Metodologia
- Discussão e resultados (pode estar distribuídos em vários tópicos)
- Conclusões
- Agradecimentos (opcional)
- Referências

5. Tabelas e ilustrações devem ser referidas no texto e numeradas de acordo com a sequência. As tabelas devem ter seu título localizado na parte superior e as ilustrações na parte inferior. As tabelas e ilustrações devem ter preferencialmente 8 cm de largura e nunca exceder os 17 cm de largura. Todas imagens devem ter qualidade de 220 ppi (compactar de imagens do word);

6. Não são permitidas notas de rodapé. Notas de fim são permitidas, mas devem ser evitadas;

7. Referências e citações devem seguir os padrões e normas da ABNT.


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

FORMA ORAL (em plenária):

1. Os trabalhos na forma oral deverão ser apresentados utilizando apresentação de slides, sendo disponibilizado pelo evento multimídia e micro-computador (não serão disponibilizados retro-projetores e demais materiais).

2. Cada apresentador terá 15 minutos para apresentar seu trabalho, mais 5 minutos de perguntas e discussões (o tempo de apresentação poderá ser maior ou menor dependendo da quantidade de trabalhos apresentados).

3. É necessário que a apresentação esteja no formato ppt. 2003 (power point 2003) e/ou pdf, para que não ocorra problemas de formatação e outros contra-tempos no momento da apresentação.

4. O período e local das apresentações de trabalhos será divulgado o mais breve possível.

FORMA PAINEL:

1. Os trabalhos na forma painel deverão estar anexados desde o primeiro dia do evento (21/07 – quinta-feira).

2. Os painéis deverão apresentar o logo do 31° Congresso Brasileiro de Espeleologia no canto superior direito do banner. O logo da instituição do apresentador deverá aparecer no canto superior esquerdo.

3. Os banners devem ser de lona (impressos e feitos digitalmente), e conter o tamanho 1 metro de largura por 1,5 metros de comprimento. Cada trabalho poderá ter no máximo 2 banners. O painel terá que apresentar fonte com tamanho possível de ser visualizado a 1 metro de distância.


Comissão Organizadora do 31º CBE

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